Dica Importante para durabilidade do seu Terno e Dica para você que pensa em lavar o seu terno e Casa.

Antes de darmos as dicas necessárias sobre como lavar ternos, precisamos admitir que a lavagem de toda e qualquer peça acarreta no desgaste do tecido, diminuindo o tempo de vida útil da peça. Isso vale tanto para uma cueca quanto para um terno. Portanto, lave-o somente quando necessário, e isso quer dizer, quando sujo ou fedido! O que podemos é amenizar esse desgaste através de certos cuidados, desde a lavagem até a secagem e modo de guardar.

Antes de lavar, você pode tentar essas medidas que talvez possam solucionar o problema:

  • Depois de usado, por exemplo, você pode deixá-lo pendurado fora do armário, para ele tomar ar e o cheiro impregnado de algo sair.
  • Você pode pendurá-lo no banheiro enquanto toma banho, o vapor também limpa, retira o cheiro e desamassa o terno.
  • Você pode escová-lo suavemente com uma escovinha para tirar a poeira e a sujeira superficial.
  • Não vista o terno dois dias seguidos, isso faz acumular suor e sujeira. Sempre alterne o uso dos ternos.

Mas se lavar for estritamente necessário, aí vão outras dicas:

  • Faça a lavagem em lavanderias com sistema wet cleaning e com intervalos de no mínimo 60 dias.
  • Sempre lave o paletó e a calça juntos para não haver diferença de cor entre eles.
  • Se você não tiver condições de mandá-lo a uma lavanderia, aí vai uma maneira de lavagem caseira que evita que eles fique enrugados e desgastados:

Jamais lavar a máquina! Mergulhe o paletó e a calça em água fria com sabão em pó e deixe de molho por 40 minutos. Esfregue os colarinhos com as mãos e passe sabão neutro embaixo dos braços do terno, sem torcer. Para enxaguar mergulhe em água fria e limpa. Faça um bolinho com o terno para que a água escorra. Não deixe escorrer com ele levantado! Após ter escorrido toda a água pendure ao avesso em um cabide e deixe secar à sombra. Depois de seco, o terno não deve ser passado com o ferro muito quente. Use um paninho úmido entre a roupa no avesso e o ferro de passar.

Leave a comment

WhatsApp Clique para falar no WhatsApp!